CMDCA de Itapebi promove eleição para Conselheiro Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e Secretaria Municipal de Assistência Social, realizaram no último domingo (06) a eleição para conselheiro tutelar.

A eleição aconteceu em diversos pontos da cidade (Escola ACM, cidade baixa, ventania e caiubi) das 8h às 17h. Uma grande participação de eleitores, mesmo o voto sendo facultativo, onde 2.875 pessoas compareceram às seções. Lembrando que os eleitos serão responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes durante o mandato de 2020 a 2024.

Os conselheiros tutelares atuam conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, em parceria com as escolas, organizações sociais e serviços públicos e fazem um importante trabalho de atendimento a crianças e adolescentes, para proteção de seus direitos.

Os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, ou seja, uma vez criados, não podem ser extintos e subordinados a quaisquer outros órgãos estatais. Instituídos pela Lei 8.069, no dia 13 de julho de 1990, foram criados junto ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A equipe de coordenadores e mesários nessa eleição contou com integrantes do CMDCA e alguns funcionários públicos municipais, previamente escolhidos e treinados para esse processo eleitoral. Todas as orientações aos candidatos foram realizadas em diversas reuniões, com a finalidade de manter a ordem e o respeito ao processo.

Cada candidato pôde indicar e cadastrar um fiscal por local de votação, onde na apuração foi permitida a permanência do candidato e mais um fiscal para o acompanhamento de todo o processo de contagem de votos.

Essa apuração aconteceu a plenária da Câmara Municipal de Vereadores, sendo iniciada às 18:30 e só encerrada com a contabilização dos votos de todas as urnas por volta das 00:30. Destacamos a presença da Polícia Militar, garantido toda segurança, caso houvesse necessidade.

A apuração foi dirigida pela Comissão Eleitoral do CMDCA, composta por Cristiano Silva Soares, Fabrícia Barbosa de Souza, Luciene Castro, Frederico Teles e Renivan Buriti. Sendo mantida a ética e transparência, onde ao final da contabilização dos votos de cada urna, o público era informado sobre o resultado parcial por candidato.

Foram 05 titulares eleitos, junto aos seus 05 suplentes, que atuarão na sede e nos distritos de Itapebi.

Classificação dos Titulares:

1.Nicássio Caldas Pereira – 312 v

2.Leânia Teixeira dos Santos – 280

3.Rodrigo Mendes Pedreira – 280

4.Josenildo Freitas Lima (Nildo) – 273

5.Heleny Oliveira de Sá (Leninha) – 243

Classificação dos Suplentes:

6.Ailton da Conceição – 228

7.Marlon Carmo dos Santos – 185

8.Alex Nascimento de Jesus – 178

9.Cristina Vieira Santos – 155

10.Derlei Barbosa da Silva - 144

O CMDCA agradece o apoio da Prefeitura Municipal de Itapebi por viabilizar o suporte necessário durante todo o dia de eleição.