CERIMÔNIA DE POSSE DOS AGENTES DESPERTAR EM ITAPEBI

A Prefeitura Municipal de Itapebi, através da Secretaria Municipal de Educação e do Programa Despertar, realizou na última sexta-feira (20), na plenária da Câmara de Vereadores de Itapebi, a cerimônia de Posse dos Agentes Despertar biênio 2019/2020.

Desde 2006, o Programa Despertar/SENAR- FAEB, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, vem ampliando o papel das crianças e jovens do Campo envolvidas no Programa Despertar em Itapebi com o objetivo de promover mudanças de valores no que tange à responsabilidade socioambiental  aliada a uma postura cidadã. Mais uma vez as crianças democraticamente fizeram suas campanhas e foram eleitas pelos colegas de classe nas Escolas em que estão inseridas.

" A missão maior do Programa Despertar é desenvolver o protagonismo juvenil nas crianças e jovens do Campo. Ultrapassar os interesses individuais e familiares e alcançar espaços de ações comunitárias. "- Reforça a Coord. Municipal do Programa em Itapebi, Tatiana Stolze.

Os eleitos Agentes Despertar foram certificados e, em seguida, fizeram o juramento em defesa e respeito à vida no planeta. Seguido da entonação do hino de Itapebi. Os Agentes foram  cumprimentados pelos presentes: familiares, professores, Gestores e Representantes da SEMEI e da Prefeitura de Itapebi. A partir deste momento os Agentes Despertar participaram, liderados pela Coordenadora do Programa Despertar, do primeiro GEAD ( grupo de estudos Despetar ) que teve como pauta principal a  elaboração do plano de ação dos Agentes. Também foram levados a refletir sobre as leis que regem a sociedade (Constituição Federal e ECA).

Os Agentes Despertar fizeram uma visita à Prefeitura Municipal de Itapebi e foram para suas comunidades com a certeza de que são agora indivíduos responsáveis por disseminar  práticas de mudanças no modo de ser e agir da comunidade em que vivem em relação ao meio ambiente.