Ações com professores e alunos são realizadas pela equipe do SENAR no Povoado de Ventania

A Prefeitura Municipal de Itapebi, através da Secretaria Municipal de Educação e do Programa Despertar, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), promoveu na última terça-feira (4) ações simultâneas no povoado de Ventania.

Inicialmente houve um encontro entre a Coordenadora Estadual do Programa Despertar, Jaqueline Errico e a Equipe do Grupo Escolar Juarez Cardoso de Souza, juntamente com os demais professores das escolas do campo, estando esses todos inseridos no Programa Despertar em Itapebi.

Na condução do encontro, a Coordenadora Estadual do Programa Despertar, Jaqueline Errico, realizou uma retomada da concepção do programa, promovendo oficinas de produção de projetos interdisciplinares.

O objetivo foi de refletir sobre os avanços das ações do Programa Despertar no município e as considerações acerca da Pedagogia de Projetos (utilizada pelo Programa) à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a busca da identidade dos projetos das escolas. Enfatizando sobre a escola como centro de produção de conhecimento, ao mesmo tempo que agrega valor ao que é produzido na comunidade.

Concomitantemente, uma outra ação foi realizada com jovens estudantes do Grupo Escolar Juarez Cardoso, meninos de 12 a 16 anos, onde realizou-se uma roda de conversa com escuta ativa desses alunos sobre temas relacionados a saúde.

Magali Eleutério, assessora técnica do Senar Nacional, ao lado de duas consultoras, foram responsáveis por promover o diálogo com esses jovens, com a intenção de levantar temas considerados prioritários nessa etapa da vida. Sobre os seus anseios e também temas ligados à sexualidade e saúde mental.

Essa ação contou com a presença da equipe do SENAR; a Coordenadora Municipal do Programa Despertar, Tatiana Stolze; O Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Murilo Cerqueira; o Secretário de Educação, Sidnei Teixeira; e a Equipe do Programa Saúde na Escola (PSE), através da Coordenadora da Atenção Básica, Margareth Botelho e da Enfermeira da UBS Celeni Borges, Adriana Machado.