Alevinos de Tilápia são distribuídos a Associação de Pescadores Artesanais (ASBAPE)

Na última sexta-feira (29), a Prefeitura Municipal Itapebi, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou a entrega de 50 mil Alevinos de Tilápia revertida e 2.000 Quilos de Ração para Associação dos Pescadores Artesanais da Região do Baixo Jequitinhonha do Município de Itapebi-BA (ASBAPE).

Essa conquista deu-se através do esforço da atual gestão pública municipal e da Bahia Pesca/Governo do Estado.

Estiveram presentes nessa ação o Prefeito de Itapebi, Juarez Oliveira; o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Eduardo Souza; o Diretor Técnico da Bahia Pesca, Valter Silva Júnior; o Presidente de ASBAPE, Aroldo Barbosa e o Deputado Estadual Robinho. Além de demais servidores públicos e representantes da Associação, os beneficiários.

A ABASPE mantém na atualidade, mais de 200 tanques redes em plena produção, no Rio Jequitinhonha. Tudo começou após a construção da Barragem de Itapebi, que gerou um longo lago que chega até a cidade vizinha de Salto da Divisa, já no Estado de Minas Gerais. Foi aí que os pescadores viram a oportunidade para a produção de peixe no município de Itapebi, na região.

Estima-se que a Associação produz atualmente mais de 40 toneladas de peixe mês, que é exportado para várias regiões do País. A qualidade do peixe criado em Itapebi, já foi testada e aprovada por órgãos do setor.