Conferência Inicial do Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB

Aconteceu na manhã de hoje (31), na Plenária da Câmara de Vereadores, a Conferência Inicial do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Uma parceira entre a Prefeitura Municipal de Itapebi e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA).

O evento foi iniciado por volta das 08h40min, com destaque para a grande participação do público. Vários representantes da comunidade, incluindo funcionários públicos de todas as secretarias.

O Programa IFBA SANEANDO A BAHIA, a partir do termo de execução descentralizada 4/2017, celebrado entre o IFBA e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), tem por missão assessorar o processo de elaboração dos planos municipais de saneamento básico em 50 municípios do estado da Bahia

Essa conferência marca esse importante trabalho colaborativo no município de Itapebi.

Para composição da mesa, foi convidado o Presidente da Câmara, Paulo Roberto Rosa Pereira, o Coordenador do comitê de coordenação e também Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Eduardo Souza, o representante do IFBA, Rogério Saad, e o representante da Prefeitura Municipal e também Procurador Jurídico, Pedro Souza. Todos eles fizeram uso da palavra e destacaram sobre a importância do evento.

Diversas outras autoridades fizeram-se presentes, dentre eles, os vereadores de Itapebi: Roberley Barbosa, Damião Teixeira, Paulo Roberto Rosa, Wanderley Souza, Herlemilson Pereira e Paulo Henrique Almeida.  E os secretários municipais: Sivaldo Barbosa (Obras), Sidinei Teixeira (Educação), Ademar Jacó (Esportes), Luiz Eduardo Souza (Agricultura), André Carvalho (Cultura), Sérgio Murilo (Saúde) e Davi Andrade (Transporte).

Alguns representantes de associações também participaram do evento, onde destacamos Ademário, da Comunidade Agrícola União e Aroldo, Presidente da Associação dos Pescadores (ASBAPE).

A apresentação técnica sobre o tema e desafios do município foi apresentado pela engenheira do IFBA, Emanoella Rodrigues Ribeiro, que visitou pessoalmente os pontos de ações registrando e expondo as necessidades de cada localidade.

O coordenador do comitê de coordenação, Luiz Eduardo Souza, fez o pronunciamento explicando sobre as atribuições e importância do comitê e em seguida apresentou todos os membros. Sendo o nome desses integrantes já divulgados no Diário Oficial do Município.

Por fim, foi apresentado pela técnica social, Lucylanne Oliveira da Silva, o calendário das próximas atividades e do processo de elaboração do plano de mobilização social - localidades e setores. Após essa divulgação o público teve a oportunidade de discutir sobre o que foi exposto.

Todas as considerações finais e agradecimentos foram realizadas, sendo assim encerrada oficialmente a cerimônia.