USF Dr. Eduardo Abdon Sarquis promove "Dia D" da campanha Outubro Rosa

Aconteceu ontem (25) o "dia D" da Campanha Outubro Rosa na Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Eduardo Abdon Sarquis. A equipe realizou um mega evento para atender mulheres de todas as idades da área de abrangência. Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Pela manhã foi servido um café reforçado e foram realizadas palestras com a Enfermeira Tamyres Porto,  a nutricionista Mônica Fagundes, o fisioterapeuta Lucas Freitas e a psicóloga Vircileide. No intervalo de cada palestra eram sorteados vários brindes para o público.

Os temas abordados foram:

- O que é outubro Rosa e porque realizar exames preventivos. (Enfermeira)
- Fatores modificáveis para evitar o câncer de mama. Alimentos que contem substâncias antioxidantes e Anticancerígenas e fatores modificáveis para evitar o câncer de mama. (Nutricionista)
- Fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico. (Fisioterapeuta)
- Enfrentando o câncer. (Psicóloga).

A equipe contou também com a participação da Professora Janete Ribeiro que testemunhou sua experiência com o câncer de colo uterino e levou muitas pessoas a se emocionar com sua história de superação e fé.

Os Educadores Físicos Ademar Jacó e Thâmara Santana também contribuíram com o evento estimulando algumas atividades. Tivemos também algumas apresentações culturais. A tarde foram realizados exames citopatológico do colo uterino (cerca de 70 mulheres atendidas) e solicitações de mamografia.

A unidade agradece imensamente ao prefeito Juarez Oliveira (Peba) pelo apoio e presença, ao Secretário Sérgio Murilo pela disponibilidade e incentivo da Secretaria de Saúde e a toda a comunidade que contribuiu para a realização deste grande evento.